DICAS PARA QUEM TRABALHA POR CONTA PROPRIA

A ideia de trabalhar por conta própria pode ser muito sedutora. Porém não ter salário fixo exige um maior controle sobre as finanças. Se você pretende fazer parte desse grupo, veja algumas dicas e previna-se:
1. Diminua as despesas mensais, tanto as fixas quanto as variáveis. Isso engloba o aluguel, as contas de luz, gás... Assim, se faturar um pouco menos, o valor dos pagamentos não vai pesar no orçamento.
2. Evite fazer dívidas comprando em intermináveis parcelas. "Com a incerteza da sua receita, o pagamento à vista ou a curto prazo são mais adequados", diz o economista Marcelo D’Agosto*.
3. Cadastre-se como contribuinte individual do INSS para contar com a aposentadoria pública. "Em caso de dúvida sobre como e quanto contribuir, o ideal é consultar um contador", orienta Marcelo.
4. Separar pelo menos 10% do rendimento mensal para suprir a ausência de FGTS e 13º
5. Mantenha uma reserva financeira num tipo de aplicação conservadora que permita o saque a qualquer momento, como a poupança. Nunca se sabe quando a necessidade irá aparecer!
6. Se tiver empresa, verifique no banco os benefícios de abrir uma conta de pessoa jurídica. "Às vezes é possível negociar vantagens nessa modalidade. Vale pesquisar e comparar", finaliza.
7. Antes de fechar qualquer tipo de acordo profissional, faça um contrato de parceria e assegure que o combinado seja cumprido. No documento, inclua todas as informações que comprovem interesses de ambas as partes. Especifique condições de remuneração e descritivo minucioso das atividades.
*Consultor de valores mobiliários registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
 Fonte: Revista Viva.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO