ZUMBIDO NO OUVIDO

RUÍDO QUE VEM DE DENTRO
Imagine ter que conviver horas com  o barulho de um apito ou de um chiado. Chato, não? Pois esse desconforto atormenta 15% dos brasileiros, grupo que sofre com o zumbido." O som não vem de fora, mas de dentro do cérebro e resulta de alterações no funcionamento do ouvido", diz o médico Artur Castilho, da Associação Brasileira Otorrinolaringologia. E são muitas as causas - inclusive o estresse - mas, na maioria dos casos, a culpa é a surdez, que surge quando as células auditivas são lesadas. 
PERIGO NO FONE DE OUVIDO
 Ouvir música alta é outro fator que desencadeia o mal. E são os mais jovens que correm maior risco por causa dos acessórios usados dentro da orelha. A mania constante de pôr o volume lá no topo danifica as células auditivas, e la vem o zumbido. A dica é abaixar o som e deixar que os ouvidos descansem, ou seja, curtir os fones por períodos um pouco mais curtos.
ATÉ O COLESTEROL
Por incrível que pareça, quando as taxas dessa gordura estão altas o zumbido pode surgir. É que o desequilíbrio interfere com a circulação sanguíneas a ponto de mexer com as células auditivas. O mesmo vale para a elevação nos níveis de glicose, por essa razão os diabéticos costumam ser vítimas. Problemas na mandíbula, que forçam a região dos ouvidos, também servem de gatilho.
O CIGARRO ENTRE OS VILÕES
Alguns estudos mostram que os fumantes também são vítimas desse incômodo. É que, além de dificultar a circulação do sangue, o cigarro dispara reações inflamatórias e esse mecanismo prejudica o delicado sistema auditivo. Mais uma razão para parar de vez.
BASTA DE BARULHO
"Para realizar o diagnóstico, é preciso lançar mão de exames minuciosos como a audiometria e a ressonância magnética, que apontam lesões nos nervos relacionados á audição", conta Castilho.
Só então, irá se definir o melhor tratamento.
Há situações que pedem o uso de aparelhos para surdez. Esses dispositivos ajudam a regular os impulsos sonoros dentro do cérebro e a suprimir o zumbido. Mas, para muitos pacientes, o controle do estresse é a melhor saída.
VOÇÊ SABIA?
O compositor alemão Beethoven (1770-1827), famoso na música clássica por suas sinfonias, foi vítima do zumbido e passou anos sem ouvir direito sua valiosa obra.
Fonte: Revista Minha Novela.


Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO