DICAS PARA MONTAR UMA HORTA NA SUA CASA

O que precisa para ter uma horta em casa ou apartamento

  • Floreira ou vaso de cimento, barro ou plástico
  • Terra já preparada e adubada já pronta
  • Pedras, cacos de tijolos, de vasos ou argila espandida
  • Manta bidim para jardinagem
  • Mudas de temperos a sua escolha

Como plantar uma horta caseira em vasos  plásticos


A floreira vem “de fábrica” com um furo embaixo, geralmente no centro. Caso ela venha fechada faça um pequeno furo pois é onde a água que não for aproveitada na rega vai sair.
Feito isso, você coloca uma camada de argila espandida na floreira. Algumas pessoas também utilizam cacos de telhas ou tijolos abaixo dessa camada, é um opcional, eu não usei na minha.
Depois da argila, você coloca um pedaço de manta bidim para forrar a drenagem, como mostra a foto:


Vi em alguns vídeos de jardineiros profissionais que acima da manta se coloca uma camada de areia. Na loja em que comprei o material me disseram ser opcional, mais uma etapa da filtragem/drenagem da água, como não tinha acesso a ela no momento, utilizei somente a argila e a manta. Feito o registro pra você que tem como conseguir pouca quantidade de areia, colocar uma camada dela antes do próximo passo.



Acima da manta (e se conseguir também da areia) você coloca uma camada de terra. Essa camada varia de tamanho de acordo com o tamanho de suas mudas. Pra isso você vai colocando um pouco de terra, coloca a muda provisoriamente para saber exatamente o tamanho dessa base e do quanto ela precisa pra ficar parelha a altura da floreira. Veja:

Feita a base, você vai tirar a muda do saco plástico que a envolve e colocá-las no vaso. Note que coloquei-as intercaladas, uma mais pra baixo, outra pra cima, numa espécie de zigue-e-zague para otimizar o espaço e caberem as cinco mudas sem que asAgora resta preencher os espaços da floreira entre as mudas com o restante da terra. É suficiente que a terra orgânica e adubada fique um pouco acima desta terra que acompanha e envolve as raízes das mudas. mesmas roubem espaço uma da outra quando crescerem.
Agora resta preencher os espaços da floreira entre as mudas com o restante da terra. É suficiente que a terra orgânica e adubada fique um pouco acima desta terra que acompanha e envolve as raízes das mudas.

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE CONGELAMENTO

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

O PODER DE CURA DO ALHO