COMO LIMPAR O AR CONDICIONADO

A limpeza caseira do filtro do ar-condicionado de janela deve ser feita a cada 30 dias. Use água, sabão neutro e uma escova macia se o filtro for de plástico. “Se for de fibra sintética, consulte o manual para saber se é possível lavar. Em caso negativo, use o aspirador de pó em velocidade baixa para limpar a poeira com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Mas antes de tudo, certifique-se sempre de que o aparelho está desligado da tomada e que suas mãos estão secas, para evitar choques ou outros acidentes”, ensina a instrutora do curso de Trabalhador Doméstico do Senac de Mogi Guaçu, Bruna Del Santo.

As grades de plástico também podem ser limpas com o pano úmido e detergente líquido, retirando o excesso com pano umedecido em água. Recoloque o filtro somente depois que ele estiver totalmente seco, para evitar a proliferação de fungos. No caso dos aparelhos do tipo split, recomenda-se limpar a unidade interna - localizada na parte da frente do aparelho - com um pano umedecido com água, somente. A mesma dica vale para a limpeza da parte da frente, que pode ser removida. Após a secagem com um pano macio, recoloque a tampa no local indicado.

No caso da limpeza dos filtros de carvão ou o tipo HEPA (que em inglês significa filtro de partículas aéreas de alta eficiência), recomenda-se a retirada para serem aspirados com o acessório em formato de escova que pode ser acoplado aos aspiradores de pó. O cooler deverá seguir a mesma regra da aspiração para retirar a sujeira, enquanto o filtro de nylon poderá ser lavado e secado à sombra antes de ser recolocado. Atenção: vale destacar que a limpeza do maquinário externo deve ser feita por um técnico, de preferência.
www.revistaanamaria.uol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO