DICAS DE JARDINAGEM

Elimine arranhões que os vasos fazem, colocando cortiça no fundo do vaso.
Use um cabide de arame, envergue e dê uma forma criativa, como coração ou estrela. Coloque no vaso e faça com que a trepadeira se enrole.
As samambaias gostam muito de nitrogênio existente numa solução fraca de amônia e água.
Para limpar as folhas das plantas, use uma mistura de água e leite em partes iguais, é bom e dá lustro.
Nunca apóie vasos de barro diretamente sobre os móveis de madeira, porque a água e a umidade infiltram através da cerâmica porosa, danificando-os.
Conserve sempre bem afiadas suas tesouras de podar plantas. Tesouras cegas deixam cortes esfarrapados que não cicatrizam, deixando as plantas feias e fracas.
Você pode mudar a cor das flores misturando anilina com água morna e colocando os cabos na solução. O cabo absorverá as cores e pela manhã você terá bonitos desenhos e cores diferente nas flores.
Para evitar o crescimento de capim entre as pedras do caminho, salpique os espaços com sal.
Para que a grama não agarre nas lâminas dos cortadores, unte-as com óleo vegetal ( ou óleo de cozinha).
Não plante árvores perto do jardim, pois poderão impedir que a luz do sol chegue até o solo, tornando-o encharcado.
Hortelã, sálvia e tomilho protegem pés de repolho, couve-flor e brócolis dos insetos. Cebola e alho protegem de insetos e fungos as alfaces e os feijões. Cebolas também devem ser plantadas perto de cenouras e beterrabas.
Jogue cascas moídas ou amassadas de ovos na sua horta ou jardim, para ajudar no crescimento das plantas.
Use água à temperatura ambiente. A planta sentirá se você colocar água muito fria.
Glicerina é ótima, se você quiser que as plantas fiquem com brilho. Ponha umas gotas de glicerina num pano e passe nas folhas. É muito melhor que óleo de oliva, pois não deixa o pó se depositar.
Para alongar o caule de flores com caule curto, coloque-os enfiados num canudo de refresco, antes de pôr no vaso.
Para que a água não manche o vaso de flores, adicione 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água.
Não plante árvores muito perto da casa, porque podem danificar as fundações.
Para ter certeza de que as cercas vivas ficarão aparadas, numa linha reta, amarre um barbante na primeira planta e estique-o até a última, no final da reta. Volte e verifique se o barbante está reto, antes de começar a podar.
Junte folhas caídas e grama cortada num canto do jardim e cubra-as, para não se espalharem outra vez. Depois que entrarem em decomposição, serão um ótimo adubo para o seu jardim.
As samambaias não gostam de ser mudadas de um local para outro. Por isso, faça o possível para mantê-las num só lugar.
Pulverize a flor cortada com spray para cabelo, para que ela dure mais. Pulverize de baixo para cima, com o spray um pouco afastado, para que as flores não caiam.
Ponha uma camada de pedrinhas em cima dos vasos de plantas que ficam na janela, para evitar que a chuva faça a terra sujar o vidro e o parapeito.
Não abra um buraco para plantar uma árvore sem ter a seu lado um pedaço de plástico, para pôr a terra. Quando tiver plantado a semente ou a muda, pegue o plástico pelas pontas e torne a recolocar a terra de onde a tirou.
Desenhe, com tinta, divisões em sua colher de jardim, de dois centímetros. Deste modo, você poderá medir com facilidade a profundidade em que as sementes e bulbos (batatas) têm que ser plantado.
Deixe a água da torneira descansar numa vasilha por um dia, fazendo com que o cloro evapore. Isso evitará que a planta fique com as pontas endurecidas.
Plantas de tubérculos devem ser sempre regadas por baixo. Coloque água no prato das plantas.
Um ótimo tônico para samambaias é água com chá, fraco. Além do chá liquido, coloque também um saquinho de chá úmido no vaso.
Para que haja uma boa drenagem para plantas, coloque no fundo do vaso, pedaços de carvão, casca de frutas, bolinhas de gude ou pedras no orifício do fundo dos vasos.
Aproveite um velho travesseiro revestindo-o com plástico e terá uma almofada impermeável para apoiar os joelhos, quando estiver plantando.
As flores cortadas durarão mais, se forem colocadas em vasos com partes iguais de água e água gasosa, mais meia colher de chá de cloro para cada litro da mistura.
Para que suas ferramentas de jardim possam ser facilmente visíveis por entre as folhas ou sobre a terra, pinte os cabos com uma cor bem viva.
Não plante uma árvore em local com drenagem insuficiente. Verifique, fazendo um buraco e enchendo-o com água. Se não escoar em 12 horas, é melhor não plantar.
Tenha certeza de que as lâminas do seu cortador de grama estão bem afiadas. Lâminas cegas rasgam as folhas, em vez de cortá-las, e ainda queimam suas pontas.
Faça mais alguns furos na velha mangueira já furada e transforme-a numa mangueira de encharcar gramados.
Se você tiver muitas plantas numa sala, coloque água nas plantas ( de vez em quando ) com um pequeno vaporizador, para acrescentar maior umidade e lavar as folhas para respirarem.
Para fazer com que as plantas dentro de casa cresçam retas, vire os vasos de vez em quando para que elas possam absorver a luz do sol por igual. As plantas sempre se viram em direção da luz.
Para adubar, nada melhor que um composto caseiro. Bata no liquidificador cascas de cebola, cascas de ovos e vegetais. Espalhe esta mistura sobre a terra, nos canteiros. Se quiser misture também pó de café usado.
Quando levantar uma treliça para trepadeira junto à parede da casa ou do muro, ponha, na margem inferior, uma dobradiça de metal (não de ferro). Dessa forma, poderá afastar a treliça da parede quando tiver que pintá-la.
De vez em quando, se você quiser aguar plantas penduradas sem fazer muita sujeira, experimente colocar cubos de gelo. Será mais fácil controlar a quantidade de água para não pingar.
Um palito e fita colante podem muitas vezes salvar uma planta quebrada. Endireite o talo, coloque o palito no local quebrado e prenda com a fita.
Faça o seu próprio espalhador de adubo: uma lata grande,com uma porção de furos no fundo. Tampe com plástico, bem amarrado, e sacuda a lata em cima das plantas.
Pendure um saco de lixo no cabo de seu cortador de grama, para ir colocando as pedras e entulho que for encontrando pelo caminho.
Um bom fertilizante para plantas é água da chuva ou água na qual o peixe ficou congelado.
Para qualquer tipo de insetos: Plante um pé de alho junto com sua planta. Conforme for crescendo, vá cortando, para que não perturbe a outra planta. Os insetos detestam o alho, mas para a planta não é prejudicial.
Você pode obter um excelente adubo para as suas plantas batendo no liquidificador uma porção de cascas de batatas.
Água salgada fervente matará imediatamente as ervas daninhas e o mato que crescem nas brechas do caminho cimentado.
A água em que se cozinhou ovos é cheia de minerais e é uma ótima "bebida"para regar as plantas.
Para atrair passarinhos para um laguinho, jogue no fundo algumas bolas-de-gude coloridas.
Para que as plantas tenham umidade quando você for viajar, coloque-as em bacias, em cima de tijolos mergulhados em água. Os tijolos absorverão a água deixando as plantas felizes.
Encha alguns potes de barro, desses de plantar flores, com areia. Ponha perto dos fumantes e não se preocupe com seu gramado.

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO

O PODER DE CURA DO ALHO