DICAS DE MICROONDAS

O QUE É MICROONDAS ?
O forno de microondas é um aparelho eletrodoméstico muito conhecido por facilitar o preparo dos alimentos. Seu funcionamento é baseado na emissão de ondas eletromagnéticas que penetram nos alimentos, de 2 a 4 cm da superfície, agitando as moléculas de água, fazendo-as atritar umas com as outras. A energia que faz com que os alimentos sejam aquecidos é proveniente do atrito entre as partículas de água, que quando transferidas de molécula por molécula aquecem os alimentos num processo denominado de condução. Mas será que esse aparelho faz mal à saúde? Quais as verdades e os mitos sobre a sua utilização? Muitos já ouviram falar ou até receberam mensagens de e-mail falando dos perigos que o uso do forno microondas pode causar à saúde. Já falaram que as ondas eletromagnéticas podem desmagnetizar os tecidos cerebrais do ser humano reduzindo a sua capacidade de pensar. Em outros casos foi dito que os alimentos preparados por esse aparelho não seriam metabolizados pelo organismo e que os nutrientes não metabolizados transformariam em radicais livres, os quais aumentariam o risco de câncer. Com tanta informação sobre o uso do forno microondas, muitas pessoas ficam com medo do seu uso, deixando-o de lado. O aparelho de microondas é relativamente novo no Brasil, no entanto, ele surgiu por volta dos anos de 1946 nos Estados Unidos. As pesquisas sobre os efeitos das ondas eletromagnéticas, vindas dos aparelhos de microondas, sobre os alimentos e sobre os seres humanos são poucas, de forma que não se sabe com certeza se esse aparelho é nocivo ou não à saúde do ser humano. Alguns pesquisadores afirmam que não se tem provas se esse equipamento é inofensivo à saúde, outros dizem que nunca se provou que as microondas podem causar danos à saúde do ser humano. Outro boato que circula pela internet diz que os alimentos preparados em microondas tem parte de suas vitaminas roubadas. Alguns profissionais da área da nutrição intrigados com esses boatos revisaram pesquisas já realizadas e constaram que legumes e verduras que são preparados em forno de microondas têm perda de nutrientes, mesmo que em mínima quantidade. Para se ter claramente as respostas sobre o uso desse aparelho eletrodoméstico são necessárias mais e mais pesquisas, de modo que os resultados possam vir a sanar todas as dúvidas ao seu respeito. Enquanto isso não acontece, o que fazer: usar ou não usar? Fica aqui a dúvida.
DICAS PARA USO DO FORNO MICROONDAS
O tempo de preparo dos pratos no microondas é calculado com base numa cozinha experimental. Porém, de acordo com regiões e com a idade do micro que você estiver utilizando o tempo recomendado poderá não ser o ideal.
Se você achar que o tempo indicado na receita não foi suficiente, não se preocupe. Acrescente mais, aos poucos, até atingir o ponto ideal. O ponto de um alimento depende de gosto, e, por isso, varia de pessoa para pessoa.
Não há problemas em abrir a porta de seu microondas várias vezes para verificar se o alimento já atingiu o ponto que você deseja.
Muitas receitas recomendam que o prato descanse por algum tempo depois de ser cozido no microondas. Em virtude da ação do calor interno produzido pelas microondas, a comida continua sendo cozida mesmo depois de desligado o aparelho. Esse tempo de descanso faz com que o prato atinja o ponto ideal.
REGRAS DE SEGURANÇA
Nunca bloqueie os ventiladores do sistema de exaustão.Use somente utensílios e acessórios adequados ao forno de microondas.Nunca ligue o forno quando estiver vazio. É recomendável cobrir com um filme plástico os recipientes nos quais você acondicionou os alimentos, quando for esquentá-los ou cozinhá-los no microondas, para que não transbordem ou espirrem. Não se esqueça de fazer pequenos furos para a saída do vapor.
MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS NO MICROONDAS
Recipientes de vidro refratário podem ser usados para cozimento e aquecimento, desde que não possuam filetes ou desenhos metálicos. Existem panelas e utensílios de vidro refratário, próprio para cozimento em altas temperaturas, que também podem ser usados no microondas.
Recipientes fabricados em cerâmica vitrificada são perfeitamente utilizáveis para cozinhar e aquecer no micro. Porém, não use as tampas de plástico que acompanham as tigelas, a menos que haja indicação "próprio para microondas".
Use apenas plástico rígidos, filme e sacos plásticos próprios para microondas, que não liberam toxinas quando aquecidos. Papel toalha, guardanapos de papel, papel-manteiga e pratos de papelão são práticos para cobrir ou reaquecer alimentos.Evite embalagens ou recipientes parafinados, pois o calor do alimento pode derreter a parafina.
Porcelana e louça resistentes, sem acabamento ou frisos metálicos, também podem ser usados sem problemas no microondas. Pratos rasos podem ser utilizados como tampas.
Recipientes de stoneware, sem detalhes metálicos, podem ser usados para cozinhar e aquecer alimentos, desde que não apresentem acabamento com brilho metálico.
Materiais naturais, como madeira, palha ou vime, só devem ser usados para aquecimentos rápidos (30 segundos a 1 minuto, no máximo).
Obtenha melhores resultados na utilização do microondas
A anergia dos microondas cozinha os alimentos rapidamente, mas nem sempre por igual. Como o calor é conduzido das bordas para o centro, pode acontecer que as bordas fiquem cozidas demais, ou mesmo queimadas, enquanto o centro continua cru. ......Também a temperatura que os alimentos apresentam ao serem colocados no forno pode fazer muita diferença no resultado final. As receitas e dicas sobre microondas pressupõem que carnes, aves, peixes, ovos e a maioria dos legumes estejam à temperatura da geladeira, e os enlatados e demais alimentos secos estejam à temperatura ambiente.
Para obter um cozimento por igual, os alimentos devem ser arrumados em recipientes de formato e tamanho apropriados. É mais conveniente é arrumá-los em círculo, para que as microondas penetrem por todos os lados. Travessas redondas permitem um cozimento mais uniforme. Em recipientes quadrados ou retangulares, os cantos cozinham mais depressa do que a parte central. Quando for cozinhar alimentos diferentes ao mesmo tempo, lembre-se de que o meio do prato esquenta mais devagar que as bordas, por isso, é melhor colocar os alimentos que requerem maior tempo de cozimento nas bordas, e os de cozimento rápido no centro.. Arranje os pedaços ou porções em círculos, deixando espaços para que as microondas penetrem uniformemente. As extremidades das carnes, aves ou peixes, assim como as partes próximas a ossos, devem ser protegidas com tiras de papel de alumínio, Não se esqueça de retirá-las mais tarde, para permitir um cozimento por igual.
As partes delicadas dos alimentos, de cozimento mais rápido, devem ficar voltadas para o meio, as duras e fibrosas próximas às bordas.
Alterne a extremidade de alimentos irregulares, como espigas de milho, na metade do cozimento, vire-os ao contrário na travessa. Assim, você obterá um resultado mais uniforme.
Pedaços e fatias cozinham mais depressa que peças inteiras. As partes mais finas devem ficar no centro do prato, e as mais grossas, voltadas para as bordas.
Cobrir os alimentos que serão cozidos no microondas evita respingos e garante a retenção da umidade, além de produzir vapor. O calor do vapor, aliado à ação vibratória das microondas, contribui para um cozimento rápido e uniforme. Além disso, ele ajuda a amaciar os alimentos. Entre os pratos que se beneficiam particularmente da cobertura estão os cozidos, as sopas, os legumes, os cortes de carne mais duros e as postas grossas de peixe. As tampas de vidro refratário, os sacos para assar e os filmes plásticos próprios para microondas são muito eficientes para conservar a umidade e o calor, Quando você estiver preparando ensopados e molhos ou cremes que precisem ser frequentemente mexidos, é mais prático usar tampas do que filme plástico.
Use papel-manteiga no caso de alimentos que não precisam de tanto vapor para ficar macios, como uma peça de carne. Amasse o papel-manteiga ligeiramente em torno do prato, para que ele não saia do lugar durante o cozimento.
O papel toalha é útil para aquecimentos rápidos e para alimentos que podem ser cozidos descobertos, mas tendem a espirrar, como bacon, manteiga ou margarina. É também bastante prático quando colocado sob os alimentos, a fim de absorver excessos de gordura ou de umidade. Use luvas ou pegador de panela para retirar as tampas - elas estarão quentes por causa do vapor.
COMO DOURAR COM MOLHOS
Você pode conseguir uma aparência dourada e atraente pincelando ou salpicando os alimentos com molhos e coberturas. Eles poderão até acrescentam mais sabor ou uma textura diferente às carnes.
Para dourar carnes e aves você pode usar:
- molhos de soja e molhos escuros (dão mais cor e acentuam o sabor)
- catchup (esfregar durante o cozimento)
- molho inglês (pincelar em carne bovina, de porco, carneiro e hambúrgueres)
- páprica doce (para as aves; pincele manteiga derretida e depois pulverize a páprica)
- farinha de rosca (sobre pratos cozidos sem tampa)
- açúcar mascavo (polvilhe bolos e pães doces, antes, durante ou depois do cozimento)
- geléias (para presunto já cozido e aves; aplique na metade do tempo de cozimento)
- açúcar, canela ou coco tostado (polvilhe bolos e pães, antes durante e depois de cozidos)- nozes picadas e torradas (para bolos; polvilhe antes do cozimento) .
DOURAR USANDO A BASE
Se o seu micro tiver base para dourar, procure aquecê-la primeiro seguindo as instruções do fabricante. Coloque a carne e pressione bem para grelhar na superfície aquecida, depois devolva ao forno. Não cubra, vire a carne para dourar o outro lado - se possível, numa parte ainda não usada da base. Se houver várias porções a dourar, a base precisa ser reaquecida.
DICAS E TRUQUES
Amaciar abacates - Coloque o abacate com casca no microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 1 minuto ou até que esteja ligeiramente amolecido. Deixe esfriar.
Amolecer creme de amendoim - Amoleça na própria embalagem (se for de vidro), depois de retirar a tampa. Aqueça em potência alta (100%) por 1 1/2 minuto para cada 225 g.
Amolecer frutas secas - Em uma jarra refratária de 1 litro, coloque 125 g de frutas secas e 60 ml de água. Cubra e aqueça em potência alta (100%) por 45 segundos.
Amolecer geléias - Tire a tampa da geléia que ficou difícil de espalhar. Aqueça em potência alta (100%) por 1 1/2-2 minutos para cada 225 g.
Amolecer manteiga - Desembrulhe a manteiga, se a embalagem for de papel de alumínio. Aqueça em potência média-baixa (30%), calculando 30-40 segundos para cada 115 g.
Amolecer mel cristalizado - Retire a tampa do vidro de mel. Aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos. Mexa até ficar homogêneo. Repita a operação, se necessário.
Amolecer queijo cremoso - Coloque 225 g de queijo cremoso num prato adequado ao microondas. Aqueça em potência média-baixa (30%) por 1 1/2-2 minutos, até que fique com consistência de espalhar.
Amolecer sorvete - Coloque a embalagem de papelão ou plástico no microondas. Aqueça em potência média-baixa (30%) por 15-20 segundos, para amolecer ligeiramente.
Aquecer biscoitos - Embrulhe 2-4 biscoitos em papel toalha. Aqueça em potência alta (100%) por 30-40 segundos, até ficarem quentinhos.
Aquecer queijos à temperatura ambiente - Coloque cerca de 225 g de queijo no prato do microondas. Aqueça em potência média (50%) por 45 segundos 1 minuto para realçar o sabor. Sirva imediatamente.
Aquecer torta - Coloque uma porção de torta num prato adequado para microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 35-45 segundos.
Aromatizar frutas cristalizadas - Coloque 60 ml de licor em uma tigela refratária e aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos. Junte 150 g de frutas cristalizadas, misture e aqueça em potência alta (100%) por 2 minutos.
Assar batatas - Perfure a casca com um garfo. Coloque a batata sobre papel-toalha e cozinhe em potência alta (100%) por 4-6 minutos, virando 1 vez.
Caramelizar açúcar - Coloque 200 g de açúcar numa jarra refratária e acrescente 3 colheres (sopa) de água. Cozinhe em potência alta (100%) por 5-7 minutos, sem mexer, até dourar.
Cítricos suculentos - Coloque a laranja ou limão sobre o prato do microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos. Corte ao meio e esprema o suco fresquinho.
Clarificar manteiga - Coloque 115 g de manteiga em pedaços em uma jarra refratária de 500 ml. Aqueça em potência alta (100%) por 1 1/2-2 minutos, até derreter. Retire a espuma.
Cozinhar ovos inteiros - Aqueça um copo com água por 2 minutos. Embrulhe o ovo com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e leve ao forno por 7/8 minutos na potência máxima.
Derreter chocolate - Coloque 25 g de chocolate em uma forminha refratária. Aqueça em potência alta (100%) por 1-2 minutos, até ficar brilhante. Mexa até ficar bem homogêneo
Descascando alho - Coloque os dentes de alho no prato do microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 15-30 segundos. Aperte uma das extremidades para soltar a casca.
Descascar cebolas pequenas - Coloque as cebolas, sem as pontas, em uma tigela refratária e aqueça em potência alta (100%) por 45 segundos. Aperte uma das extremidades para soltar a casca.
Descascar cebolas sem lágrimas - Corte as extremidades da cebola e coloque no forno sobre papel toalha. Aqueça em potência alta (100%) por 1 minuto. Retire a casca, depois pique.
Descascar nozes - Coloque 150 g de nozes e 60 ml de água numa tigela refratária. Cubra e aqueça em potência alta (100%) por 2-3 minutos. Deixe descansar por 1 minuto e descasque.
Desmanchar açúcar mascavo - Coloque o açúcar mascavo em um prato refratário, junto com 1 fatia de maçã ou de pão branco. Cubra e aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos, retire a fatia e mexa o açúcar uma vez .
Dissolver gelatina - Polvilhe a gelatina sobre a quantidade de água indicada. Deixe descansar por 1 minuto. Aqueça em potência alta (100%) por 1-2 minutos, mexendo algumas vezes.
Fazer crescer massa de pão - Coloque a massa em uma tigela adequada e leve ao forno junto com uma jarra refratária com 750 ml de água bem quente. Cubra com papel toalha e aqueça em potência baixa (10%) por 20-25 minutos.
Ferver leite - Despeje 250 ml de leite numa jarra refratária de 500 ml. Aqueça em potência alta (100%) por 2-2 3/4 minutos, até que se formem bolhas junto às bordas.
Frutas mais saborosas - Para realçar o sabor das frutas geladas demais, coloque-as no prato do microondas e aqueça em potência alta (100%) por 1-2 minutos .
Tirar a pele de amêndoas - Aqueça 250 ml de água em potência alta (100%) por 3-4 minutos, até ferver. Junte 140 g de amêndoas sem a casca e aqueça em potência alta (100%) por 1 minuto. Escorra e retire a pele.
Tirar a pele de tomates - Coloque no forno uma jarra refratária com água. Quando ferver, junte os tomates. Aqueça em potência alta (100%) por 45-60 segundos, até romper a pele.
Tostar as cascas da batata - crocantes ou macias - Após retirar do forno, embrulhe a batata em papel toalha se quiser casca crocante, e em papel de alumínio se preferir casca macia. Deixe descansar por 5 minutos.
Tostar coco ralado - Coloque 200 g de coco ralado desidratado em um prato adequado ao microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 5-6 minutos, até tostar, mexendo de vez em quando.
Tostar frutos secos - Coloque 60 g de frutos secos descascados em um prato raso adequado ao microondas Aqueça em potência alta (100%) por 2 1/2-4 minutos, mexendo de vez em quando.
Tostar sementes de gergelim - Coloque 75 g de sementes de gergelim numa forma ou prato raso adequado ao microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 2 1/2-4 minutos, até dourar.
USO EM MICROONDAS
USE EMBALAGENS DESCARTÁVEIS DE ALUMÍNIO NO FORNO MICROONDAS COM TODA SEGURANÇA.
A Utilização da Embalagem de Alumínio no Microondas não só é possível, como apresenta inúmeras vantagens!Mas como todo aparelho eletrodoméstico, tem sua forma correta de utilização.No caso da panela de pressão não se retira a tampa antes de se certificar que ela esteja fria..O mesmo acorre com teflon, que não pode ser riscado.No caso do microondas também tem que se observar alguns cuidados na hora de utilizá-lo com as embalagens descartáveis de alumínio.Para ficar mais fácil de entender como ocorre o processo de descongelamento e aquecimento dos alimentos, tenha o seguinte conceito em mente;
AS MICROONDAS NÃO PASSAM ATRAVÉS DO ALUMÍNIO, ELAS SÃO REFLETIDAS.
Assim, a primeira regra na hora de preparar o alimento em uma embalagem descartável de alumínio é deixa-la sem a tampa, para que as microondas atinjam o alimento na superfície. No lugar da tampa, use uma cobertura de papel manteiga ou tampa especial para microondas. Isto irá manter o vapor que dá uniformidade ao aquecimento e impede o ressecamento da superfície do alimento.
Veja as outras recomendações a serem seguidas:1- Como as paredes do forno são metálicas, a embalagem de alumínio não deve encostá-las com o microondas funcionando, para que não surja o que é conhecido como “faiscamento”. A distância mínima recomendada é de 3cm em todos os lados.2- Use embalagens com até 3,5cm de profundidade. Para uma embalagem mais profunda coloque-a em um recipiente de vidro ou refratário com água para completar o aquecimento em banho-maria3- Ocupe integralmente o conteúdo das embalagens, para garantir que o aquecimento seja uniforme. Por exemplo, não coloque apenas um pedaço de lasanha para aquecer, deixando vazio o restante da embalagem de alumínio.4- Use somente com prato giratório, e posicione a embalagem no centro para que não haja escorregamento, o que poderia deixa-la a menos 3cm das paredes do aparelho.5- Não se pode recongelar nenhum tipo de alimento, pois comprometeria sua qualidade, independente do tipo de embalagem utilizada.6- Não utilizar 2(duas) embalagens ao mesmo tempo, para evitar o faiscamento.
PODENDO SER DESCONGELADO E AQUECIDO NA MESMA EMBALAGEM, NUMA TROCA RÁPIDA DE TEMPERATURAS, O ALIMENTO MANTEM SEUS NUTRIENTES E FRESCOR.
Por que é que o Microondas aquece os alimentos?
Os alimentos com menor teor de água cozinham mal no microondas. A maioria dos alimentos contém uma percentagem considerável de água na sua composição. A água é fundamental para o aquecimento num forno de microondas (os fornos operam, em geral, numa frequência de 2.45 GHz a que corresponde um comprimento de onda de 12 cm). O professor Robert Krampf explica-nos por que razão tal sucede. A este propósito vale a pena explorar as seguintes animações:
Microondas do projecto PhET (simulação excelente em que se pode manipular a frequência e a amplitude da radiação).
A radiação electromagnética interage com a matéria pois esta contém cargas eléctricas. Maxwell, ao esclarecer a natureza da luz visível como radiação electromagnética, ensinou-nos o seguinte: "Como a natureza tem carga eléctrica existe luz".
As microondas vão excitar determinados modos de rotação da molécula de água (ver aqui animação bem elucidativa da interacção do campo eléctrico da radiação electromagnética com a água). Essa possibilidade pode ser relacionada com a polaridade desta molécula. Assim ocorre absorção da energia da radiação electromagnética que se manifesta num aumenta da energia cinética molecular (agitação corpuscular). O óleo, essencialmente apolar, não aquece no forno de microondas.
Legendas adicionadas a vídeo do canal RobertKrampf no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:
COMO LIMPAR O MICROONDAS
Para limpar o seu microondas sem grandes demoras, de modo fácil e barato, coloque dentro deste uma espécie de limonada caseira sem açúcar (sumo de limão com água). Ligue o microondas na potência máxima e programe-o para estar ligado durante 1 ou 2 minutos. Termine o processo limpando com um pano seco o interior do microondas.
1. Não use na limpeza produtos abrasivos como saponáceo, esponja de aço e sabão em pó, pois estes podem arranhar as superfícies.
2. Abra sempre a porta do microondas ao limpar qualquer parte externa do mesmo, para evitar que você acione o microondas vazio.
3. Partes internas, externas e portas e painel de controles:
3.1. Limpe com um pano umedecido com
água morna e detergente neutro.
3.2. Seque com um pano seco e macio.
4. Prato giratório:
4.1. Ele deve estar sempre bem limpo para evitar ruídos estranhos.
4.2. Retire-o do microondas para limpá-lo.
4.3. Lave normalmente com água corrente e detergente neutro. Seque bem.
4.4. Coloque-o de volta no microondas.
5. Após a limpeza pressione o botão ?Desliga/ Cancela?.
COMO VERIFICAR SE O SEU MICROONDAS ESTÁ ESCAPANDO MICROONDAS
Coloque um celular, no interior do Microondas, feche a porta do Microondas e ligue de outro celular, se voçê escutar o toque do celular é porque está vazando as Microondas.
jailzaalcantara@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

O PODER DE CURA DO ALHO

DICAS DE CONGELAMENTO