COMO UTILIZAR O TELEVISOR






COMO ESCOLHER
Atenção á finalidade que pretende dar ao aparelho de televisão. Não gaste dinheiro com funcionalidades que, depois, raramente utiliza.Antes de comprar, veja bem as dimensões mais adequadas do aparelho face ao tamanho do compartimento onde será colocado.Uma televisão demasiado pequena ou demasiado grande (sem que haja suficiente distância ao ecran) impedem uma visualização correcta da imagem e recepção do som.
A TELA
Os televisores de tela grande representam um grande fascínio para os consumidores, que devem se atentar para as dimensões do aparelho e da estante onde ele vai ser colocado, de modo a garantir que se possa assistir a uma imagem nítida. E essa nitidez atinge seu ponto máximo a partir de uma determinada distância.
Existe uma relação entre o tamanho da tela e essa distância mínima que deve ser observada entre o olho e o televisor.
Quanto maior a tela, maior precisa ser a distância até as o espectador.
Os inconvenientes de uma TV desproporcional à dimensão do espaço vão além da falta de nitidez da imagem e problemas com o som, podendo acarretar em problemas de saúde como vista cansada e até dores de cabeça para o telespectador.Simplificando a fórmula, o ideal é que a pessoa assista à televisão a uma distância equivalente a quatro ou cinco vezes o tamanho da tela.
Quem está pensando em adquirir uma televisão para uso em um Home Theater, precisa preocupar-se não só com a área da sala, mas com a decoração.
A qualidade do som é maior quando o ambiente possui itens que evitam eco, como cortinas pesadas, quadros na parede, carpete ou tapetes.Pisos de mármore, granito e vidros refletem o som e facilitam o surgimento do eco.

Fonte: Gradiente
TELA PLENA
O tubo de imagem 100% plano proporciona imagens naturais e muito precisas, livre de distorções e deformações que normalmente ocorrem nos tubos de imagens convencionais. Os reflexos são mínimos, garantindo uma imagem limpa e sem distorções em qualquer ângulo de visão.
TELEVISOR COM TECNOLOGIA PLASMA

O televisor de plasma utiliza um gás que consiste em elétrons, carregados positivamente por uma partícula chamada íons, ou simplesmente partículas neutras.O display de plasma também pode ser chamado de display de descarga de gás, pois trabalha com a passagem de eletricidade pelo gás néon, transformando-o temporariamente em carregado, caracterizando-o gás plasma. A luz é gerada através de descargas elétricas no gás.Dentro do painel de plasma, a série de células verdes, vermelhas e azuis é agrupada em uma matriz precisa.Essas células são ativadas individualmente, criando um pixel preciso no campo de visão.Com o conjunto de pixels formados nas diversas cores temos a formação da imagem.
TELEVISOR COM TECNOLOGIA LCD
O display de cristal liquido ( Liquide Cristal Display ) é formado por lâminas de vidro com o cristal líquido, propriamente dito prensado entre elas. Este é composto por moléculas, que através de descargas elétricas, realizam movimentos em forma de pequenos twisters, estabelecendo o controle das cores. Quando a Tela de LCD está ligada, uma corrente de elétrica flui através dela. Esta corrente faz com que os cristais se alinhem para que a luz não consiga atravessá-la. Com o controle seletivo do fluxo de corrente elétrica, a quantidade de luz que passa pelos filtros polarizados superior e inferior, também é controlada. Essa luz é então transmitida por um filtro de cores para exibir cada cor desejada, dando, subseqüentemente, a formação da imagem.
CUIDADOS ANTES DA INSTALAÇÃO
Instale o aparelho sobre uma superfície firme e horizontal, em local bem ventilado.• Evite instalar o aparelho em locais sujeitos à vibração.• Para dissipação do calor é necessária uma área livre de pelo menos 5 cm nas laterais e de 10 cm na parte superior e traseira do aparelho.
Não obstrua os orifícios de ventilação do aparelho.• Em caso de estante ou armário embutido, certifique-se de que não haja impedimento à livre circulação de ar na parte traseira do aparelho.
Não o apoie sobre tapetes, almofadas ou outras superfícies fofas, que obstruam a ventilação.
Evite umidade e poeira no local onde o aparelho for instalado.• Não use o aparelho próximo a campos magnéticos (motores elétricos, alto falantes etc.).
Posicione o cabo de força da rede de modo que fique livre, fora de locais onde possa ser pisoteado ou prensado.
Nunca introduza objetos, dedos etc. nos orifícios do aparelho.
Mantenha recipientes com líquidos longe do aparelho.Se cair água ou outro líquido dentro do aparelho, desligue-o imediatamente e leve-o à Assistência Técnica.
Não use substâncias voláteis (benzina, álcool, thinner e solventes em geral) para limpar o aparelho, estas danificam-no. Use apenas pano macio, seco e limpo.
Não exponha o aparelho ao calor ou frio excessivo.
Evite a incidência de luz solar ou artificial sobre a tela. Não é aconselhável assistir televisão em ambientes demasiadamente escurecidos ou iluminados.
Não conecte o cabo de força da rede em tomadas sobrecarregadas, “benjamim” ou extensão (risco de incêndio).
Em caso de viagens prolongadas, desligue o cabo de força da tomada da rede.
Para proteger o aparelho, em caso de temporais ou trovoadas, desligue-o da tomada da rede e também retire a conexão da antena, se externa.
INSTALAÇÃO DA ANTENA
A sua antena atual pode continuar sendo utilizada, desde que seja de boa qualidade, esteja em bom estado de conservação e sem oxidação nos contatos.
Verifique também se o cabo de descida está em boas condições.
Ao instalar ou substituir uma antena externa, mantenha-a afastada dos cabos aéreos de distribuição de energia elétrica.
ATERRAMENTO DA ANTENA
O aterramento correto da antena e da rede elétrica é importantíssimo para a segurança do usuário, de sua família e de seu patrimônio material.
Danos provocados por raios não estão cobertos pelo Termo de Garantia. Causas externas ao produto (agentes da natureza) estão fora da alçada de controle do fabricante.
O aterramento deve ser feito por técnico especializado, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
CONSELHOS ÚTEIS
MANTENHA O APARELHO AFASTADO DE LOCAIS ÚMIDOS, CHUVA ETC., A FIM DE EVITAR RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO OU CURTO CIRCUITO (INCÊNDIO).
ELETRICIDADE ESTÁTICA. RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO.
TODO CINESCÓPIO (TUBO DE IMAGEM) ARMAZENA ELETRICIDADE ESTÁTICA SOBRE SUA SUPERFÍCIE EXTERNA, SOBRETUDO AO LIGAR E DESLIGAR DO APARELHO. EVITE TOCAR NO CINESCÓPIO NESTES MOMENTOS. CASO VOCÊ ESTEJA EM CONTATO COM UM CORPO METÁLICO, PODE HAVER UMA DESCARGA DE ELETRICIDADE ESTÁTICA (SENSAÇÃO DE CHOQUE) SEMELHANTE AO QUE OCORRE AO PERCORRER UM TAPETE DE MATERIAL SINTÉTICO E EM SEGUIDA TOCAR UMA MAÇANETA.
Se imagens consideradas fixas, como por exemplo, logotipos, números de telefone ou videogames forem exibidas durante um longo período, elas podem deixar marcas na tela.Para que isto não ocorra, tente evitar imagens deste tipo e deixe sempre ativada a Proteção de Tela.Lembre-se sempre de que este tipo de dano não é coberto pela garantia do produto.
ANORMALIDADES EXTERNAS
1. INTERFERÊNCIA
Traços pretos ou brancos horizontais correndo pela tela são produzidos pelo sistema de ignição de motores à explosão, motores elétricos, lâmpadas fluorescentes etc. A mudança de antena para local mais afastado da fonte de interferência, quando esta é localizada, poderá solucionar o caso.
2. IMAGENS FANTASMAS
As imagens fantasmas que aparecem na tela são provenientes de sinais de transmissão refletidas em prédios ou terrenos acidentados entre o transmissor e o receptor.Como vimos anteriormente, a instalação e orientação de uma boa antena elimina estes inconvenientes.
3. SINAL FRACO
A imagem com granulação chuviscosa e som ruidoso é indicação de sinal fraco.Para solucionar esta interferência, recomenda-se a instalação de uma boa antena.
4. INTERFERÊNCIA POR RÁDIO FREQUÊNCIA
O aparecimento de linhas diagonais ou entrelaçadas formando desenhos em “espinha de peixe” indica interferência de aparelhos rádio-transmissores ou de diatermia.A correta localização e orientação da antena poderá eliminar este tipo de interferência.
fonte: philco
OUTRAS
A imagem do meu televisor está verde. É um defeito?
Para saber se é um defeito ou não, primeiro tire-o da tomada e, após 5 minutos, ligue novamente. Isso estará provocando uma desprogramacão desse aparelho e um retorno às características originais de fábrica.
Se a coloração esverdeada sumir, significa que foi provocada por uma magnetizacão do tubo de imagem, provavelmente pela proximidade com algum objeto ou aparelho magnético, como uma caixa de som, por exemplo. Se não sumir, pode ser um defeito no produto.
Por que o led fica aceso mesmo quando eu desligo o televisor?
Porque o televisor está em stand-by, o que permite ligá-lo pelo Controle Remoto mantendo-se todas as alterações efetuadas na programação.
CONTROLE REMOTO
A duração das pilhas depende da intensidade do uso.
O funcionamento anormal do controle remoto é sinal de que as pilhas podem estar fracas e devem ser trocadas.
Ao fazer a substituição, utilize sempre um par de pilhas novas, do tipo e formato indicados.
Nunca misture uma pilha nova com uma usada, nem pilhas de diferentes procedências ou tipos.
Pilhas fracas podem vazar, danificando seriamente o controle remoto.
Retire imediatamente as pilhas que se revelarem fracas, mesmo não dispondo de um novo par para efetuar a sua pronta substituição.
Retire as pilhas, por precaução, quando for deixar o controle remoto sem uso durante um período muito longo.Nunca recarregue as pilhas.
UTILIZAÇÃO DO CONTROLE REMOTO
Observe as seguintes indicações para a utilização do controle remoto:
Aponte o controle remoto para o sensor no painel frontal.
Alcance máximo, dependendo da posição: 7m.
Notas:a) A incidência direta de luz solar ou proveniente de qualquer outra fonte muito intensa, sobre o sensor localizado no painel frontal do aparelho, pode tornar instável a atuação do controle remoto.
b) A presença de qualquer obstáculo entre o controle remoto e o televisor pode impedir a atuação dos controles.
3D-Y/C:TRIDIMENSIONAL - circuito de separação do sinal de luminância (Y) do sinal de crominância ( C ), para evitar interferência de um com o outro.
ADD/ERASE – INCLUI E EXCLUI CANAIS:Ao efetuar a sintonia automática, o TV só memoriza os canais ativos de sua região ou manualmente você pode desativar algum canal indesejável; assim, ao selecionar canais, os que estão inativos serão pulados.
AFT – AUTO FREQUENCY TUNING:O Sistema AFT mantém permanentemente a sintonia de canais no ponto ideal de recepção.
AUTO POWER OFF:
Veja NO SIGNAL OFF.
AUTODEMONSTRAÇÃO: Demonstra na tela todos os recursos disponíveis no televisor.
AUTOVOLT: A voltagem automática de 99 a 250 volts permite a você ligar o TV em qualquer região do país sem quaisquer tipos de problema, inclusive protegendo o aparelho de possíveis oscilações de voltagem.
BLOQUEIO DE CANAIS:Permite que você programe o televisor para que um determinado canal só possa ser selecionado através da senha.
BLUE BACK – SOUND MUTE: Tela azul e som mudo com emissora fora do ar.
BRILHO: Permite aumentar ou diminuir a emissão de elétrons na tela interna do cinescópio; como resultado prático, a luminosidade da imagem fica mais ou menos intensa.
CALL: Veja RECALL.
CHANNEL RETURN: Ao pressionar a tecla channel return, o televisor retornará à última emissora que você estava assistindo.
CHANNEL SCAN:Ao selecionar esta função o televisor irá "varrer" todas as emissoras sintonizadas, exibindo cada imagem por aproximadamente 1,5 segundo.
CINESCÓPIO:Nome técnico do tubo de imagem usado nos televisores comuns.
CLOSED CAPTION:Essa função mostra na tela diálogos e/ou efeitos sonoros de um programa de TV, de maneira similar a legenda de filmes. Esse tipo de legenda é especialmente útil para indivíduos com dificuldade auditiva.
CONTRASTE:Atua na intensidade da cor preta, promovendo à imagem maior ou menor contraste de cores.
CONTROLE REMOTO SIMPLIFICADO: Este controle possui 9 ou 10 teclas que operam as principais funções do televisor (Ex: volume, canal, A/V, etc.)
CONTROLE REMOTO TOTAL:Opera todas as funções do televisor Semp Toshiba.
CONTROLE REMOTO UNIFICADO – TV/VÍDEO:Opera as funções de TV e Videocassete Toshiba.
CONTROLE REMOTO UNIVERSAL:Projetado para comandar qualquer equipamento de áudio e vídeo, pode ser do sistema inteligente ou pré-programado.
CONVERGÊNCIA:Recurso de alinhamento de imagem em projetores de vídeo do tipo CRT (três tubos).
DESMAGNETIZAÇÃO AUTOMÁTICA: Elimina automaticamente os resíduos magnéticos evitando distorções e garantindo a melhor imagem.
DOUBLE WINDOW: Nos TVs com tela 16:9, permite assistir 2 imagens simultaneamente de 2 canais diferentes, cada imagem ocupando metade da tela.
EDS INFORMATION:Emissoras de TV quando possuem este sistema, emitem informações de sua programação. São dados como: nome da rede, sigla, nome do programa, duração, tempo restante e duração do programa.
EFEITOS SURROUND:
THEATER: som de sala de cinema;
STADIUM: grande estádios de esportes;
NIGHT CLUB: sala de clube noturno;
CONCERT HALL: sala de concertos com 1500 lugares.
ENTRADA RGB:Conexão que permite utilizar o televisor como monitor de computadores do tipo PC ou Macintosh II.
ENTRADA SUPER VÍDEO (S-VHS):Entrada exclusiva para conexão de videocassete que utiliza o sistema Super VHS.
FLESH TONE:Permite que você obtenha os tons de pele pela correção da diferença de cor entre as estações.
SINTONIA DE CANAIS INTELIGENTE - FS TUNING SYSTEM:
As emissoras são sintonizadas automaticamente no número do canal da região.
IMAGEM AMPLA (WIDE SCREEN):Você pode assistir programas com o aspecto de tela 4:3 bem como programas numa variedade de formatos como:
STANDARD: aspecto convencional 4:3;
THEATER WIDE: imagens ampliadas 1,28 vezes;
FULL: imagens ampliadas horizontalmente 1,28 vezes.
MONITOR DE ÁUDIO E VÍDEO:Através das entradas de áudio e vídeo, você pode conectar diretamente um videocassete ou videogame.
MUTE:Pressionando a tecla MUTE, o televisor fica temporariamente sem som.
NO SIGNAL OFF:Após 10 ou 15 minutos sem sinal da emissora, o televisor desliga-se automaticamente evitando o desperdício de energia.
NOISE REDUCTION:Reduz o ruído visível na imagem da televisão. Isso é fácil quando se recebe uma transmissão com sinal fraco ou se reproduz uma fita cassete ou disco danificado, pelo uso repetitivo.
NOMEAR CANAIS:Você pode usar quatro caracteres para identificar cada emissora. Feito isso, a cada troca de canal, a tela exibirá por alguns instantes indicações, como por exemplo: Glob para a TV Globo, Band para a TV Bandeirantes, etc.
ON SCREEN DISPLAY:Exibe na tela o recurso e uma indicação gráfica proporcionando maior precisão no ajuste das funções.
PIP - PICTURE IN PICTURE:Além da imagem principal, você pode visualizar, simultaneamente, na tela, outro programa de TV ou uma imagem de um equipamento externo com efeitos especiais como Locate, Swap, Freeze.
POP - PICTURE ON PICTURE:Exibe dez imagens simultâneas, sendo a principal ao lado esquerdo da tela e nove outros pequenos quadros de programas de TV ou de um equipamento externo ao lado direito.
RECALL:Exibe na tela informações de programas de TV, tais como: número de canal, hora, situação de áudio estéreo ou SAP.
RELÓGIO:Mostra a hora certa na tela todas as vezes que o aparelho for ligado ou a tecla relógio for pressionada.
RESOLUÇÃO HORIZONTAL:Quantidade de linhas de um sinal de vídeo, que ajuda a quantificar a definição da imagem. Teoricamente, quanto maior o número de linhas melhor a qualidade da imagem. Cada fonte tem uma quantidade de linhas específica, exemplo: videocassete, 240; transmissão de TV, 270; videolaser, 450; e assim por diante.
RETROPROJETOR:Aparelho de projeção em que o conjunto de tubos fica atrás da tela. O nome normalmente é dado aos televisores de grande porte (tela de 40" a 80"), também chamadas de TV's de projeção ou TV's retro.
SAÍDA DE ÁUDIO VARIÁVEL:Saída não amplificada (PRE-OUT) de um TV, também com conector RCA. Serve para conexão a um receiver, processador ou amplificador integrado, sem controle remoto. O nível de volume é controlado pelos comandos do TV. Inibe o som do TV.
SAP - SEGUNDO PROGRAMA DE ÁUDIO:O sistema MTS, adotado no Brasil, permite a transmissão simultânea de um segundo programa de áudio. Este segundo programa é normalmente utilizado para transmitir o som original de filmes ou programas dublados.
SELECTABLE PICTURES:Permite ajustar as funções de imagem (contraste, brilho, cor e nitidez) de acordo com sua preferência, para duas classes de valores fixos normal e teatro, ou se preferir um ajuste pessoal, adaptando a imagem à luminosidade ambiente.
SHARPNESS:Recurso que aumenta ou diminui a nitidez da imagem no televisor.
SLEEPER TIMER:Veja Timer Off.
SINTONIZADOR:Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais de emissoras.
SISTEMA TRINORMA:Este sistema permite ao televisor exibir imagens em cores nos sistemas PAL-M (Brasil), NTSC (EUA) e PAL-N (Argentina, Paraguai e Uruguai). A grande vantagem é que você pode sintonizar canais e acoplar um videocassete utilizando qualquer um dos três sistemas.
SISTEMA COMB FILTER:Funciona como filtro para evitar distorções na imgaem, proporcionando uma melhor qualidade de imagem no televisor.
SOM ESTÉREO SURROUND:Efeito acústico que proporciona ao ouvinte a sensação de estar sendo envolvido pelo som.
STARSIGHT:Serviço mediante assinatura que opera somente nos Estados Unidos e Canadá, ele recebe, apresenta e gerencia os programas de TV dos vários canais que você recebe.
SUB-BASS SYSTEM:Este sistema permite que você melhore o desempenho dos sons graves (mesmo em volume baixo).
TELA:Nome genérico dado às superfícies usadas para projeção de imagens. Tecnicamente, é um quadro branco ou refletivo, utilizado para projeção frontal ou traseira.
TEMPERATURA DE COR:Característica física que define o tom da cor branca. Valores altos de temperatura de cor, acima de 6.500 graus, tendem ao branco quente (avermelhado); valores abaixo de 6.500 tendem ao branco frio (azulado); e a referência, 6.500 é o branco natural.
TIMER OFF:Permite desligar o televisor em horários pré-determinados de 30, 60 e 120 minutos.
TIMER ON/OFF:O Timer pode ser programado para ligar; desligar ou trocar de canal em horário determinado.
TUBO DE IMAGEM:Veja cinescópio.
TV A CABO:Sistema de transmissão de televisão que substitui o tradicional sistema de antenas. Utiliza cabos semelhantes aos telefônicos para fazer chegar o sinal às residências, a partir de uma central operadora. Sua maior vantagem é eliminar as interferências naturais na transmissão pelo ar. É hoje o sistema-padrão nas emissoras de TV paga.
TV COMBINADO:Equipamento que reúne televisor e videocassete.
TV PROJEÇÃO:O mesmo que retroprojetor.
VOLTS:Unidade que mede a tensão de energia elétrica.
fonte:Semp-Toshiba


Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO