CURIOSIDADES COM E

EDULCORANTE - Substâncias artificiais ou naturais usadas para adocicar um alimento.
EMBUTIDO - Produto feito com diversos tipos de carnes e especiarias colocado em tripas.
EMPANAR- Passar os alimentos em ovos batidos e depois em farinha de trigo ou de rosca antes de fritar.
EMULSIFICANTE- Ingrediente utilizado para deixar a receita mais suave e cremosa. É facilmente encontrado em lojas de produtos culinários.
ENCORPAR OU APURAR - Deixar no fogo para ficar mais grosso.
ENFARINHAR - Polvilhar com farinha de trigo, de milho ou de mandioca, para fins culinários. Uma fôrma pode ser enfarinhada para que o assado não grude.
ERVILHA - Leguminosa de origem duvidosa, embora alguns historiadores afirmem que é originária do Oriente Médio, outros afirmam que sua origem é a Etiópia, Afeganistão ou nordeste da Índia, mas o certo é que em tempos remotíssimos a ervilha já era conhecida. É comestível e inicialmente era consumida em forma de grãos secos e moídos; a partir do século XVIII passou a ser consumida em grãos verdes. Nos dias de hoje a ervilha é conservada de diversas formas: enlatada, congelada ou seca. Em culinária a ervilha é indicada em inúmeras receitas, como prato principal ou como acompanhamento.
ESCABECHE - Molho ou conserva de temperos (azeite de oliva, vinage, alho, louro, cebola, tomate, sal, pimenta) refogados, aos quais se adiciona vinagre e que serve para conservar peixes, carnes e outros.
ESCALDAR - Colocar alimentos em água fervente. Usa-se muito esse processo para descascar tomates ou para branquear alimentos. O termo é usado também para a desinfecção de louça quando após lavada com água fria é jogado água quente.
ESCALOPES - Fatias arredondadas de carne (filé mignon) ou de filé de peixe cortadas no sentido tranversal à fibra e batidas para diminuir a espessura. Geralmente os escalopes são dispostos na travessa de serviço um sobre o outro em formato de "escadinha" para melhorar a apresentação do prato.
ESCARGOT - Tipo de caramujo comestível, que pode ser servido na própria concha ou preparado de diversas maneiras e é considerado como prato requintado. A traduçao literal desta palavra é lesma. O mesmo que caracol. São comidos com talheres especiais: uma espécie de pinça para retirá-los da casca.
ESCAROLA - Variedade de chicória, tem as folhas lisas daí o motivo de ser chamada também de chicória lisa. É originária da Índia e conhecida desde a Antigüidade por gregos, egípicios e romanos. É bom acompanhamento para pratos pesados como feijão, lentilha, grão-de-bico e assados em geral. É rica em vitaminas A, B, C e cálcio.
ESPAGUETE - Fio de massa comprido, de diversas espessuras, que pode ser furadinho ou não, no centro.
ESPECIARIAS- Condimentos que servem para realçar e qualificar o gosto dos pratos: noz-moscada, canela, cravo-da-índia e outros.
ESPINAFRE - Provavelmente originária da Pérsia (atual Irã), é uma hortaliça da família da acelga e beterraba (quenopodiáceas), rica em ácido oxálico, proporcionando um agradável sabor ácido. Suas folhas poder ser consumidas cruas, mas no Brasil o costume e consumi-las cozidas. É usado também em suflês.
ESTRAGÃO - Tipo de erva aromática. Planta de caule herbáceo da família das compostas, de folhas condimentares, de sabor forte e picante, muito aromática, flores pequenas, alvas e estéreis, dispostas em panícula alongada, compostas de pequenas espigas auxiliares, com florões amarelados. É proveniente da Europa, muito usada em culinária para temperar pratos de aves, ovos, e um incontável número de receitas de molhos.

FONTE: http://www.guiadereceitas.uol.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO