CURIOSIDADES COM Q

Queijada - Tipo de bolo pequeno famoso nas regiões de Sintra e Évora em Portugal. É feito com queijo ou requeijão, leite, açúcar e ovos. São enformados em forminhas individuais e, em alguns casos, também levam o nome de queijada pequenos bolos recheados de amêndoas, ovos, laranja e outros ingredientes. Pastel de queijo ou barquete de queijo.
Queijo Coalhado - É o mesmo que queijo lático ou queijo ácido, não é rico em gordura porque é preparado com leite integral, não é salgado. Sua consistência varia de semilíquida até granulada, dependendo da drenagem.
Queijo Cremoso - São os queijos gordurosos, cerca de 45% de gordura, muitas vezes preparados a partir do creme de leite. Tem textura lisa e cor branca e não cozida.
Queijo Fundido - É um queijo obtido a partir da fusão do queijo gruyère com outros queijos, dando-lhe uma consistência cremosa e sabor suave. É próprio para preparação do fondue. Em 30g do queijo fundido estão: 100kcal (calorias) 25mg de colesterol e 7,5g de gordura.
Queijo Prato - Possui casca lisa, tem formatos diversos: retangular, redondo, cilíndrico, etc., massa meio-cozida, cor amarela, compacta, elástica e semi-macia. É própria para consumo em sanduíches, cortados em cubos para aperitivo.
Queijo-de-Minas - Tipo de queijo brasileiro com textura lisa muito branca, macio e sabor suave. É próprio para consumo rápido e deve ser mantido sob refrigeração.
Quentão - Bebida típica do interior de São Paulo e Minas Gerais, feita com pinga, açúcar, gengibre, casca de laranja, casca de limão e cravo. Servida bem quente e em canequinhas.
Quibe - Famoso prato árabe feito de carne, poderá ser cru ou cozido, frito, ao forno, e com diversos ingredientes dependendo da receita. A carne para o quibe é moída e adicionada dos temperos e demais ingredientes que poder ser: coalhada, grão-de-bico, cebola, molho de gergelim, manteiga, arroz, trigo, pinhõezinhos, sal e outros. Quiche Lorrane - Prato típico da região de Lorena na França. É preparado com uma massa especial que cobre o fundo e lateral da fôrma onde é preparada, recheada com um mistura de ovos e creme de leite temperada com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, polvilhada com toucinho frito. Em algumas receitas o toucinho é substituído por bacon defumado. No recheio é adicionado cebola, cenoura, presunto, champignon e outros.
Quindim - Doce popular no Brasil, preprarado em forminhas iguais às de empada ou em uma fôrma grande, com calda de açúcar, manteiga, coco ralado, farinha de trigo e gemas. Assado no forno.
www.guiadereceitas.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO