SAL DEIXA A CASA LIMPA E DAR SABOR


Derivado dos elementos químicos cloro (Cl-) e sódio (Na+), o cloreto de sódio (NaCl) é um sólido cristalino solúvel em água muito usado como tempero. O sal de cozinha também é um forte aliado na limpeza e não só quando compõem produtos como os detergentes e alvejantes.

Usado de maneira isolada ou combinado a outros ingredientes naturais, como o limão, o sal desinfeta e combate fungos e bactérias, além de remover manchas de gordura e reavivar o brilho da prata. Veja algumas aplicações domésticas.

Limpe a cozinha


Para tirar mofo, eliminar maus odores e desinfetar geladeiras e armários de cozinha, faça uma mistura com quatro colheres (sopa) de sal, um litro de água e um litro de vinagre. Aplique a mistura com o auxílio de um borrifador e espalhe com um pano úmido, secando em seguida. Evite utilizar a solução sobre superfícies com verniz ou de mármore, pois o vinagre pode danificar tais materiais. 

Desengordure o fogão


Hummm, você fez aquela friturinha no fim de semana, mas o fogão ficou engordurado? Para facilitar a limpeza, espalhe um pouco de sal sobre a gordura ou a oleosidade e deixe agir por alguns minutos, antes de limpar como de costume (com esponja macia e detergente neutro). O sal tem propriedade desidratante e faz com que a sujidade se transforme em uma crosta, que pode ser descolada facilmente da superfície. 

Panelas limpas, prata brilhante


A mistura de um litro de água quente, quatro colheres (chá) de sal e o suco de dois limões ajuda a limpar panelas queimadas, bem como a tirar a ferrugem de recipientes de ferro. Bastar aplicar a solução com um borrifador e esfregar. Depois lave como de costume. Para devolver o brilho à prataria, basta submergir a peça nesse "caldo" por alguns minutos, enxaguar e, em seguida, secar com um pano bem macio. 

Remova manchas


Óleo no tapete? Misture uma colher (chá) de sal e quatro colheres (sopa) de álcool e borrife a solução sobre a mancha no tecido ou tapete, deixando a área descansar por alguns minutos. Então, use o papel toalha e uma escova macia para finalizar a limpeza. Manchas de água na madeira? Faça uma pasta utilizando uma colher (sopa) de sal para duas de óleo. Aplique sobre a área manchada do móvel, retirando a mistura depois de alguns minutos com a ajuda de um pano seco. ATENÇÃO!! Recomendamos que um teste seja feito em uma área pequena e periférica da peça, para verificar se haverá danos à fazenda ou à tapeçaria, bem como à madeira. 

Evite que as roupas desbotem


As roupas estão perdendo o viço? Impeça ou interrompa o processo dissolvendo uma colher (sopa) de sal na bacia ou em um balde de água e deixe as peças coloridas (mas cuidado com a mistura das cores, certifique-se de que elas não soltam tinta!) de molho por alguns minutos, antes de começar a lavagem à mão ou à máquina. Se optar por incluir o sal na máquina, dissolva cerca de 100 g em água, antes do ciclo inicial de lavagem. 
Fonte:www.mulher.uol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO

O PODER DE CURA DO ALHO